Bem - Vindo !!!

"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver."

(Bob Marley)



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mentira (Arruína o mentiroso).

Sabemos que a honestidade é a base de qualquer relacionamento humano. Mas, muitas vezes mais do que gostaríamos, as pessoas deixam de ser honestas conosco e passam a mentir descaradamente.


"Aquele que diz uma mentira não sabe a tarefa que assumiu, porque está obrigado a inventar vinte vezes mais para sustentar a certeza da primeira." (Alexander Pope)
"Tudo que é falso, é ruim, até mesmo a roupa emprestada. Se seu espírito não combina com a sua roupa, você está sujeito à infelicidade, porque é desta maneira que as pessoas se tornam hipócritas, perdendo o medo de agir mal e de dizer mentiras." (Ramakrishna).

Dizemos que a mentira tem pernas curtas porque sabemos que ela não costuma ir muito longe. Cedo ou tarde, ela cambaleia, tropeça e acaba sendo alcançada pela verdade. Isso acontece por, pelo menos, dois motivos: primeiro, porque quando mentimos fazemos mais esforço do que quando dizemos a verdade, em função do dilema moral envolvido na questão, ainda que inconsciente. Segundo porque, quando precisa ser repetida, a mentira perde força, sendo contaminada por fragmentos da verdade ou por outra mentira, pois sua base não é a realidade, e sim a ficção.
Mentir significa “inventar” uma verdade que não existe, e não “relatar” a verdade como ela é. A mentira começa com a pessoa, a verdade é anterior a ela. Quando mentimos criamos uma realidade que não se baseia em nenhum outro fato, a não ser nossa própria criatividade, o que não é suficiente para sustentar o que foi dito, caso o assunto não se esgote rapidamente.
Mas, afinal, por que mentimos, se todos sabemos que existe a chance de sermos desmascarados mais cedo ou mais tarde? Que força é essa que nos impele a não sermos sempre fiéis aos fatos? Há mentiras justificadas ou não? A verdade, doa a quem doer, sempre é a melhor opção!

5 comentários:

  1. Gostei do blog, e gostei do comentario sobre a mentira. É muito verdade o que vc disse sobre a mentira(nossa, essa frase ficou quase literaria, hahhaha). Enfim, concordo com o que vc disse. E as mentirinhas cotidianas? Aquelas "do bem"? Tem pesquisas q falam que um ser humano fala, em media, 700 mentiras POR DIA. Legal neh?! NAO.
    E outra coisa, gostei muito dos comentarios que vc fez no meu blog. E numas questões que vc levantou, prometo que vou escrever uma "replica(??)". Eh isso. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se vocÊ curte, mas tem uma musica que traduz um pouco mais esse texto óh >>> http://www.kboing.com.br/sampa-crew/1-1021190/

    Vê se consegue ouvir ^^

    ResponderExcluir
  3. "É muito verdade o que vc disse sobre a mentira"

    hauhusha bem contraditória tbm heein =p

    Noooossa, eu ja omiti muita coisa, minha mãe diz que omissão é mentira tbm kkk se acha? ;P

    "em pesquisas q falam que um ser humano fala, em media, 700 mentiras POR DIA. Legal neh?! NAO."

    Imaginaaa kkkk..eu acho que nao tenho tempo de inventar 700 mentiras num dia..a não ser que seja em meus pensamentos Oo hauhsuhaus' né?
    disso eu tenho certeza! eu vivo inventando mentiras pra mim mesma, pq tem coisas que são meio q inacreditaveis sab? Mas...com o tempo eu aprendo a ser verdadeira comigo, é necessário!

    Eu que adoreeei demais seu blog *-*
    Penseii q nem ia ver meus comentários....rs, sou mó xeretona =p (nha fazeer o q né..kkk)

    Vou esperar sua replica...rs e prometo sempre devolve-las de forma construtiva, melhor ainda se eu ja estiver passado por alguma situação parecida sab? aii fica mais facil mandar um comentario =p rsrsrs

    Vlw pelos parabens ^^ vc tbm merece...bjs no s2

    ResponderExcluir
  4. Entao, sobre essa pesquisa, eu li sobre mas nao sei a fundo. hahahhahaha
    Eu tbm tenho minhas duvidas. Sera q mentimos no subconsciente? Vai saber, neh?! hehe
    E qnto a música, eu vou ouvir sim. Mas confesso que, embora eu saiba que exista, nunca parei pra escutar Sampa Crew.
    hehehe

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkk..Sampa Crew eu comecei a ouvir atraves de uma amiga sab? a bichinha vivia ouvindo, e eu por ser amiga tinha que suportar ..kkk
    Acabei gostando sabe? Tem algumas letras muitooo boas, ai ai...se for parar pra ver são tudo beem VERDADES! rs..

    falando em mentir...Eu acho que minto no subconsciente heein o_O kkkk mas pra mim mesma =p nada demaiis, não afetando outra pessoa é o que importa né =p

    Ja te acc no msn, mas nao estou te vendo online, pq sera? =p rsrsrs

    ResponderExcluir

Não quero Críticas! Se for criticar, nem comente, ok?